Olheiras roxas: causas e como tirar

Veja a diferença dos tipos de olheiras marrons e roxas, quais são as causas e como tratar.

Ter olheiras não agrada a ninguém. Elas deixam o visual cansado e abatido, parecendo que você está há muitas noites sem dormir. De fato, na maior parte das vezes, as olheiras roxas são mesmo causadas pelo cansaço excessivo e acumulado. Veja quais são as outras causas e como livrar-se dessas marcas indesejadas.

Causas

Existem dois tipos de olheiras. As roxas e as marrons. Esse segundo tipo está relacionado ao aumento da pigmentação da pele na região abaixo ou ao redor dos olhos. Esse aumento da pigmentação é um processo natural e também mais incidente em que tem tendência genética. Já se as suas são arroxeadas, veja quais são as causas.

Excesso de cansaço
O cansaço acumulado de um dia inteiro de atividades pode fazer concentrarem vasinhos sanguíneos abaixo dos olhos, resultando nelas.

Noites mal dormidas
Assim como o cansaço, as olheiras arroxeadas também aparecem quando você dorme mal. Por causa disso, seu corpo não passa pelo processo completo de reparação noturna, e fica um pouco de sangue acumulado abaixo dos olhos, porque não circularam corretamente.

Tabagismo
Quem fuma também tem tendência a ter olheiras roxas, pois acaba sofrendo com a má circulação do sangue depois de alguns anos. Essa má circulação provavelmente irá se manifestar em outras partes do corpo também.


Excesso de sal
Outra causa para as olheiras de cor roxa é o excesso de sal no organismo. Logo, quem tem pressão alta e não cuida tão bem quanto deveria, comendo mais sal do que o recomendado, tem tendência a apresentar esse tipo de olheiras.

Leia Também:  EXPLODA A GORDURA DA BARRIGA SEM TREINAR: É Só Beber Isso Todos os Dias...

Rinite alérgica
Por fim, que sofre com problemas respiratórios, como a rinite alérgica, tem maior risco de ver essas olheiras abaixo dos olhos quando está em uma crise, ao mesmo tempo em que os olhos e o nariz incham.

Como tirar?
As causas das olheiras roxas são variadas, então as formas de tratamento também são. O ideal é que, se as olheiras não desaparecem depois de uma boa noite de sono, daquelas em que você acorda se sentindo renovado, procure seu médico.

Se você tem pressão alta ou fuma, vá ao cardiologista ou angiologista. É importante saber como está a sua circulação, pois os vasinhos das olheiras ficam acumulados quando a pressão não está funcionando conforme deveria.

Se for o caso da rinite, vai saber que as olheiras são normais em períodos de crise, então o jeito é continuar com o seu tratamento normal e esperar a crise passar.

Em outros casos, também pode ir ao dermatologista para ele avaliar o caso e ver se é possível indicar algum tratamento para amenizar as marcas. De modo geral, se não tiver qualquer restrição médica, alguns alimentos ajudam a melhorar a circulação. Eles são os que contêm cafeína, vitamina C e K, levedura de soja, além de poder aplicar saquinhos de chá de camomila gelado sobre as olheiras.

Comentários no Facebook