Elimine as cataratas sem cirurgia

A catarata é a causa mais importante no que toca à cegueira, um pouco por todo o mundo.

A catarata resulta de uma opacificação crescente da lente localizada em nossos olhos e é comumente tratada através da cirurgia ocular. No entanto, cientistas norte-americanos descobriram um novo fármaco capaz de dissolver a catarata, quando aplicado em nossos olhos através de um conta-gotas.

Normalmente, a cirurgia às cataratas é muito dispendiosa e muito dolorosa mas, agora, poderá existir uma alternativa. Mesmo não tendo sido ainda testada em seres humanos, cientistas da Universidade da Califórnia, em San Diego, pensam que essa droga poderá tornar o tratamento das cataratas mais simples e acessível a todos.

A causa mais comum das cataratas é o avançar da idade, mas elas podem ser provocadas também por lesões ou por uma herança genética. No início da sua pesquisa, esses cientistas estudaram duas famílias cujos filhos nasceram com catarata congênita. Eles conseguiram descobrir que, esse gênero de catarata, é provocada por uma mutação no gene que é responsável pela produção de uma molécula chamada lanosterol. Essa molécula, no seu estado normal, faz com que as proteínas que causam as cataratas não se acumulem e que, consequentemente, esse problema não surja.

8 catarata


O que os cientistas fizeram foi desenvolver um colírio, contendo altos níveis de lanosterol, e testa-lo de três formas distintas. A primeira foi em uma lente ocular humana, em laboratório. Eles verificaram que a catarata diminui. Seguidamente, aplicaram o colírio em olhos de coelhos e, após 6 dias, conseguiram resultados excelentes. Por fim, testaram o colírio nos olhos de cães que sofriam de cataratas congênitas, reduzindo os seus problemas graves, em muitos casos, totalmente.

De acordo com o National Eye Institute dos Estados Unidos, mais de metade dos cidadãos sofrem de cataratas ou já foram submetidos à cirurgia, quando chegados aos 80 anos de idade.

Embora dolorosa e dispendiosa, a intervenção cirúrgica para o tratamento das cataratas é eficiente e segura. No entanto, ela é acessível apenas nos países mais desenvolvidos e esse problema não escolhe nem nacionalidades, nem estratos sociais. Nos países subdesenvolvidos, os cidadãos não têm nem acesso a essas tecnologias, nem à quantia de dinheiro necessária para o tratamento. Sem tratamento é impossível evitar a cegueira parcial e até mesmo total dos nossos olhos.

De acordo com a Fundação Fred Hollows, mais de 30 milhões de pessoas são cegas e 90% vivem nesses países mais carenciados. Mais de metade desses casos de cegueira são decorrentes de problemas relacionados com as cataratas. Assim, o desenvolvimento desse colírio é urgente. A próxima etapa será o teste do colírio em seres humanos, estimando que esse produto poderá estar disponível para o consumidor em um espaço de 5 anos.

Leia Também:  Estes são os sinais de que você tem muito açúcar no sangue – isto é muito sério!

Comentários no Facebook