Detox Pós Festas: receitas e dicas para quem exagerou com as comidas

Sabemos que não é nada fácil manter a linha durante as festas de Natal e Fim de Ano. Por isso fique atento a estas dicas e receitas do Detox Pós Festas, para reduzir o inchaço e fazer uma limpeza no organismo. Aproveite para colocar com meta de 2018 uma alimentação mais saudável e balanceada, assim como a prática de exercícios físicos.

Você pode preparar o seu organismo de duas maneiras. E não é válido apenas para os exageros de Natal ou Reveillon. Em qualquer ocasião, tanto antes como depois, você pode utilizar dos benefícios e propriedades de alguns alimentos para evitar a sensação de desconforto e inchaço.

Detox Pré Festas: prepare-se e não exagere
Ainda dá tempo de preparar o seu organismo para o Reveillon deste ano ou qualquer outra comemoração que você sabe que será difícil não se render às tentações. O ideal é que você siga, sempre, uma dieta balanceada. Mas no caso de ainda não seja uma prática (vale a pena ser a sua próxima meta), comece a se preparar 2 dias antes da comemoração.

Hidratação

beber água

Nutricionistas e especialistas recomendam hiperhidratar o organismo. E essa prática vai além de beber água. Para isso você deve reduzir ao máximo ou até cortar o consumo de:

Café;
Cigarro;
Álcool;
Comidas Enlatadas;
Bebidas gasosas (principalmente refrigerante);
Açúcar;
Frituras.
Em contrapartida você deve aumentar o consumo daqueles alimentos que vão ajudar o seu organismo a se hidratar, sem deixar de beber água, é claro.

Sucos naturais;
Chá verde;
Legumes;
Frutas
Pular refeição

Esse é um erro muito comum e uma prática bastante prejudicial para a saúde do seu organismo. Deixar de comer antes das festas para “sobrar mais espaço para a comida”. Isso muda o metabolismo do seu corpo. O ideal é manter a rotina, normalmente.

Leia Também:  O vinagre pode deixar você linda: veja 5 maneiras de usá-lo

Inclusive você pode adotar o consumo de alguns alimentos diuréticos para evitar o inchaço abdominal causado pela retenção de líquido. Alguns exemplos são:

Beterraba;
Melancia;
Graviola;
Aipo;
Aspargo verde.
Curiosidade: o aipo, além de ser detox, aumenta a energia do seu corpo, auxilia na digestão, tonifica a pele, dá mais qualidade de sono, possui efeito analgésico, sacia a vontade de doces por meio do controle da ansiedade e fortalece o sistema imunológico. Veja como fazer um suco detox com aipo.

E para finalizar este tópico, nada de comer às pressas. A digestão começa ainda na boca! Por isso, mastigue direito e com calma. O seu processo digestivo “agradece”.

Durma Bem

Uma boa noite de sono regula todo o organismo. E como você já sabe que o seu dia vai ser completamente diferente por causa das comemorações, tente relaxar. O estresse, cansaço e ansiedade podem fazer com que você coma mais.

O Chá de Camomila é uma boa opção. Além de ajudar a relaxar (antes de dormir), também contribui com o seu metabolismo (digestão da última refeição).


Receitas Detox Pré Festas

Lembre-se que esses sucos devem ser feitos e tomados na hora. Caso contrário perdem seus efeitos:

1. Detox de Maçã: bata no liquidificador uma rodela pequena de gengibre com duas maças e três cenouras de tamanho pequeno. Acrescente duas folhas de couve, também de tamanho pequeno. Se achar que o suco está grosso demais, acrescente um pouco de água.

detox maça

2. Detox de Cenoura: bata no liquidificador uma xícara de abacaxi (em cubos), uma cenoura, uma xícara de talo de erva doce (fresca), suco de um limão e meia xícara de água de coco.

Leia Também:  A forma certa de usar aveia para emagrecer, controlar o diabetes e normalizar triglicerídeos

detox cenoura

3. Detox de Laranja,:coloque no liquidificador, para bater, duas laranjas descascadas, suco de um limão, três cenouras pequenas, uma maçã (com casca e sem sementes) com uma rodela de gengibre.

detox laranja

Atenção: pessoas com sensibilidade estomacal e problemas de saúde relacionados à pressão alta devem consultar o médico antes de consumir os ingredientes

Detox Pós Festas: como recuperar dos exageros
As próximas dicas são para você que está passando por aquela sensação de culpa após a comilança de Natal (e daqui alguns dias de Reveillon); ou então está se sentindo inchada e até mesmo “empanzinada”.

Porém, a verdade é que o seu organismo provavelmente está saturado de substâncias tóxicas acumulado por meio destas comidas. O ideal é fazer uma desintoxicação de forma natural e sem exageros.

As dicas do Pré Festa também servem para o Pós Festa:

Hidratar o organismo;
Consumir alimentos diuréticos (eliminar toxinas);
Optar por alimentos naturais (nada de enlatados, frituras e doces);
Dormir bem para regularizar o metabolismo do organismo.
A fruta da vez que vai ajudar a desintoxicar o seu organismo é o abacaxi:

Auxilia nas funções digestivas e intestinais;
Regula nível de açúcar no sangue (por ser rico em fibra);
Potencializa o processo de emagrecimento (aliado a exercícios e alimentação).
Os cuidados como exagero e para as pessoas com restrições e problemas de saúde são os mesmos. Consulte o seu médico.

Receitas de Detox Pós Festas

Você pode incluir no seu cardápio nos 3 dias a seguir aos exageros das comemorações essas receitas. Não deixe de voltar a sua rotina e passe a ingerir alimentos saudáveis regularmente.

1. Detox de Couve: bata no liquidificador 3 folhas de couve, dois kiwis, uma maçã verde, uma xícara de água de coco e algumas folhas de hortelã.

Leia Também:  Este é o leite mais saudável - contém magnésio e possui 9 vezes mais cálcio que o leite de vaca!

detox couve

2. Detox de Abacaxi: coloque no liquidificador suco de dois limões, quatro fatias médias de abacaxi, quatro rodelas de gengibre, meia xícara de água de coco e bata tudo.

detox abacaxi

3. Detox de Limão: suco de dois limões, meio pepino, três folhas de couve, duas rodelas de gengibre e uma pitada de canela, tudo batido no liquidificador.

detox limão

Para todas as receitas, o ideal é beber sem coar, logo após o preparo e sem adoçar.

Comentários no Facebook