Casca de banana serve para muita coisa – problemas de pele, cabelos e até receitas

A casca de banana é tão comestível quanto a fruta em si. Pode soar estranho para você, mas em muitas culturas ela é utilizada na culinária e até para obter produtos caseiros de beleza. Suas propriedades são muitas, principalmente quando o assunto é saúde.

A banana está entre as frutas mais consumidas do planeta. Seu alto teor de potássio, vitaminas do complexo B e outros minerais a tornam excelente para prevenir diversas doenças. A sua casca é ainda melhor, pois possui duas vezes mais benefícios.

Além disso, é fonte de etileno, o hormônio vegetal que faz com que os frutos amadureçam mais rápido. Se você colocá-la perto de abacates verdes, por exemplo, ela ajudará a fruta a ficar madura mais depressa.

Benefícios da casca de banana
Confira quais são as principais propriedades e benefícios dessa parte que é comumente descartada.

1. Boa para o humor
A casca da fruta é abundante em serotonina. Esse neurotransmissor é importante no controle do humor. Quando ele está em falta, você fica desanimado, sofre fadiga e pode até sofrer de depressão.

Outra substância importante na casca que influencia nisso é o triptofano. O composto trata-se de um aminoácido que atua diretamente no tratamento de insônias, na diminuição da Tensão Pré-Menstrual (TPM) e no controle do peso.

2. Melhora o intestino
A casca tem bem mais fibras que a polpa sozinha. Se você utilizar essas cascas para fazer outras receitas, poderá acabar mais depressa com a sua prisão de ventre.

As propriedades do alimento ajudam ainda a baixar os níveis de colesterol “ruim” e promover a melhor absorção dos nutrientes pelos intestinos. Quem come a parte de fora da banana previne vários problemas gastrointestinais.

3. Trata queimaduras
Você pode aplicá-la diretamente em queimaduras, porque ela possui uma substância chamada leucocianidina. Essa substância atua como cicatrizante natural e ajuda a evitar a infecção na região afetada.

Outra vantagem de usar desse modo é que você previne o surgimento de bolhas e de cicatrizes. Basta colocar a parte interna de uma casca na queimadura. Pode deixar o alimento no local por um bom tempo.

4. Dá energia

Que tal usar essa parte da banana em batidas e vitaminas? Ela é uma fonte barata de carboidratos bons que fornecem energia para o cérebro. Outra substância que há nela que é ótima é o ferro. Esse tipo de shake pode ajudar você a combater a anemia.

Leia Também:  Recomendações para parar de fumar Fumar

5. Evita cãibras
A casca da fruta contém muito mais potássio que a banana e até que a laranja. O mineral ajuda na reconstrução e na regeneração muscular, servindo de fonte para os aminoácidos que tratam dos músculos.

Quem pratica muitas atividades físicas ou quem é atleta deve incluir a casca da fruta na sua alimentação diária. Assim, não é preciso fazer suplementação sintética de potássio.

6. Melhora a visão
Como a fruta, a casca possui luteína. A substância protege a visão noturna e previne doenças como a catarata.

O potássio também atua na regeneração muscular ocular, ou seja, evita aquele típico cansaço visual.

7. Rejuvenesce a pele
Tanto de dentro para fora, como de fora para dentro, tem propriedades super benéficas para a sua pele. Seu uso é milenar e ajuda a diminuir inflamações, irritações e inchaços.

No uso externo, ajuda a eliminar manchas, como as de sol ou da idade, evita a acne e diminui cicatrizes. Também possui algum Fator de Proteção Solar (FPS), o que torna o seu uso seguro, mesmo em dias de sol.

Internamente, a casca favorece o rejuvenescimento das células, já que possui muitos antioxidantes. Eles bloqueiam a presença de radicais livres, compostos que podem fazer mal ao seu DNA.

8. Clareia os dentes
Você sabia que esfregar a parte de dentro da casca da fruta pode clarear os seus dentes em casa? Isso porque as suas substâncias ajudam a remover resquícios deixados pelo café ou pelo cigarro que não saem com a escovação normal.

É importante que se tome cuidado com o uso para esse fim, para não estragar o esmalte do dente. Por isso, sempre consulte um dentista antes de tentar fazer esse tratamento sozinho.

9. Combate a anemia
Também é rica em ferro. Isso faz com que ela seja um ingrediente muito útil para auxiliar na prevenção e no tratamento da anemia. Desse modo, quando houver suspeitas dessa doença, um chá dessa casca pode ajudar.

Leia Também:  Magnésio vai proteger você contra derrame, diabetes e infarto se usá-lo desta forma! O poder do magnésio é imenso.

10. Anti-inflamatório
Possui fortes propriedades anti-inflamatórias, o que faz com que ela sirva para o combate de infecções externas. Desse modo, pode usá-la, previamente desinfetada, sobre a ferida.

Propriedades nutricionais

As propriedades desse alimento são muito similares às da banana. É rico em fibras, ácidos graxos, como ômega-3 e 6, possui o dobro de potássio, fornece cálcio aos ossos e também contém magnésio.

Entre os muitos benefícios, ajuda a prevenir diabetes, osteoporose, hipertensão e até o câncer, mas claro que não é milagrosa. Apesar das suas vantagens, precisa ser aliada a uma dieta saudável e uma rotina de exercícios físico.

Como usar a casca da banana?

Você pode incrementar receitas com ela ou até usá-la de base para tratamentos de beleza, como dito antes. Veja abaixo algumas sugestões que podem interessar você e nunca mais jogar fora o alimento!

No rosto

Aplicá-la na pele é ótimo para diversos problemas dematológicos. Quem tem muita acne pode se beneficiar dessa solução, que além de eficiente sai super em conta para o seu bolso. Basta esfregar todos os dias um pedacinho da casca no rosto, onde tem mais espinhas.

Isso reduz a inflamação e previne novos processos inflamatórios, reduzindo draticamente as quantidades de bactérias na região. Você pode fazer o mesmo para suavizar rugas de expressão.

No cabelo

Cabelos secos e quebradiços? Faça uma hidratação com ela! As vitaminas e minerais presentes no alimento podem reduzir o ressecamento e devolver a vida aos seus fios. Inclusive, essa hidratação faz com que seu cabelo cresça muito mais rápido.

Confira como nutrir e fortalecer as madeixas!

Ingredientes

Casca de banana: 1 unidade;

Óleo de argan: 1 colher (sopa);

Creme de cabelo: 1 colher (sopa) da marca da sua preferência;

Mel: 1 colher (chá);

Água: ½ copo.

Modo de preparo e aplicação

Bata tudo no liquidificador e aplique no cabelo;

Deixe agir por uma hora e então lave normalmente.

Se sobrar e quiser reutilizar em outro momento, mantenha em um pote de vidro na geladeira.

Receitas com casca de banana

Aprenda a fazer bolo e reaproveitar a casca da fruta. Veja ainda como usá-la em batidas e mais!

1. Bolo de casca de banana

O bolo de banana é uma delícia, mas você pode fazê-lo usando também as cascas. Isso torna a sua receita muito mais nutritiva!

Leia Também:  Abobrinha ajuda a emagrecer e alivia a prisão de ventre + 3 receitas!

Ingredientes

Casca de banana: 4 unidades;

Banana: 4 unidades picadas;

Óleo: ½ xícara (chá);

Ovo: 4 unidades;

Farinha de aveia:1 xícara (chá);

Farinha de trigo: 2 xícaras (chá);

Uva passa: ½ xícara (chá);

Fermento em pó: 1 colher (sopa);

Canela em pó: a gosto.

Modo de preparo

Bata em um liquidificador as cascas, o óleo e os ovos;

Enquanto isso, em uma tigela grande, misture os ingredientes secos, as bananas picadas e a uva passa;

Adicione na tigela a mistura do liquidificador e o fermento em pó. Incorpore tudo até ficar uma mistura homogênea;

Coloque a massa em uma forma previamente untada, polvilhe com canela e leve ao forno preaquecido;

Asse por 30 minutos.

2. Vitamina

Essa receita é bem simples e você pode fazer como um complemento do seu pós-treino.

Ingredientes

Casca de banana: 1 unidade;

Banana picada: 2 unidades;

Aveia em flocos: ½ xícara (chá);

Leite sem lactose: 1 copo;

Gelo: a gosto.

Modo de preparo

É só bater tudo com um mixer ou no liquidificador e beber em seguida.

3. Brigadeiro fit

Sim, você pode fazer até brigadeiro a partir desse alimento. Confere aí!

Ingredientes

Casca de banana: 5 unidades;

Água: ½ litro;

Farinha de trigo: 1 ½ xícara (chá);

Açúcar: 1 ½ xícara (chá);

Cacau em pó: 1 xícara (chá);

Manteiga: 1 colher (sopa);

Leite em pó: ½ xícara (chá);

Leite: 1 xícara (chá).

Modo de preparo

Em uma panela, adicione as cascas da fruta já lavadas e picadas, junto com a água e o açúcar. Deixei cozinhar bem até ficar uma massa mole;

Retire a massa do fogo e deixe esfriar;

Depois de fria, bata no liquidificador com o resto dos ingredientes e leve de volta para a panela;

Agora é só cozinhar mexendo como se fosse brigadeiro tradicional. Quando soltar da panela, está pronto!

Comentários no Facebook