6 Remédios caseiros para dores nas articulações

Pessoas idosas e obesas são as que mais sofrem com as dores articulares, mas podem ter os sintomas aliviados com esses remédios.

Uma das principais causas para as dores nas articulações é a artrite, causada pela falta de cartilagens entre os ossos. O tratamento dessa doença deve ser feito pelo médico, mas também existem remédios caseiros para dores nas articulações que podem ser usados em conjunto com o tratamento médico.

Melhores remédios caseiros para dores nas articulações

As pessoas que mais sofrem com as dores nas articulações são os idosos e os obesos. Os idosos porque já não produzem mais a mesma quantidade de cartilagens de quando eram jovens, então necessitam fazer reposição por meio de uma alimentação especial e suplementos.

Já no caso dos obesos, as dores ocorrem por causa do excesso de gordura que dificulta a circulação do sangue e exige demais dos ossos que acabam fazendo um peso extra sobre as articulações.

Os dois casos necessitam de tratamento médico específico, mas os remédios caseiros para dores nas articulações são eficientes para acelerar o alívio da dor oferecendo efeito analgésico e outros, como vai ver a seguir.

1. Alimentos ricos em ômega-3
Os alimentos ricos em gordura saudável, como a do tipo ômega-3, são bons aliados no tratamento caseiro das dores articulares, pois são anti-inflamatórios e ajudam a reduzir o desgaste das cartilagens. Esses alimentos são a linhaça, a chia, o abacate, o coco, óleo de peixe, os peixes gordos, as azeitonas e outros óleos vegetais saudáveis.

2. Eucalipto
O eucalipto é uma planta conhecida em especial por causa do seu efeito positivo sobre doenças respiratórias, mas também oferece efeito analgésico, depurativo e antirreumático. Ele pode ser utilizado na forma de chá ou também é interessante comprar óleo essencial de eucalipto para fazer massagem nas articulações, aliviando as dores.

Leia Também:  Os mosquitos sempre atacam você? Aqui está o motivo

3. Chá mix de ervas
Você também pode reunir alguns tipos de ervas que oferecem efeito anti-inflamatório e analgésico em um mesmo chá. Como por exemplo, pode misturar sálvia, alecrim e cavalinha com água fervente, deixar em infusão até amornar, coar e beber até duas xícaras por dia até sentir melhora nas dores.


4. Melancia
Achou estranho o uso dessa fruta como um dos remédios caseiros para dores nas articulações? A verdade é que a melancia é uma ótima fruta, rica em água e em fibras que são essenciais para prevenir o ressecamento do organismo e para ajudar a eliminar o excesso de ácido úrico que causa a gota, outro tipo de inflamação nas extremidades do corpo que causa muita dor. Pode simplesmente comer uma fatia de melancia fresca por dia.

5. Chá de arnica
A arnica é uma planta muito utilizada na medicina popular para o tratamento de problemas de pele, alívio dos sintomas da TPM, para melhorar a saúde bucal e, também, para tratar as doenças articulares. Todos esses problemas têm em comum a necessidade de tratamento anti-inflamatório para que os sintomas sejam aliviados, o que é o grande benefício que a planta oferece.

6. Óleos essenciais
Os óleos essenciais são extraídos de plantas e há uma imensa variedade para diversas finalidades na medicina alternativa e na aromaterapia. O ideal é que você procure por um aromaterapeuta que também seja um profissional da área da massoterapia e outras terapias, capaz de aplicar massagens terapêuticas utilizando os óleos essenciais próprios para o alívio da dor e a redução contínua da inflamação. O profissional poderá também recomendar os óleos para que você compre e aplique alguns tipos de massagens em casa.

Leia Também:  Como curar labirintite e insônia com apenas 1 quarto de colher de chá de noz-moscada

Cuidados a ter
O principal cuidado que deve ter ao usar remédios caseiros para dores nas articulações é não torná-los o tratamento principal. Primeiro deve ir ao médico para saber se a causa das dores merece atenção especial, como no caso da gota ou de outros tipos de artrite. Embora muitas vezes as dores possam ocorrer por excesso de esforço físico, quando são persistentes geralmente indicam que há uma ação inflamatória acontecendo.

Outra dica é que fale com o seu médico sobre quais desses remédios caseiros é mais recomendado para você, pois cada pessoa tem necessidades particulares e um mesmo remédio não serve para todo mundo. O médico deverá orientar sobre o tipo de remédio e dosagem também, considerando as contraindicações em cada caso.

Comentários no Facebook